Aldeias de Xisto [217]

O projeto das “Aldeias do Xisto” integra uma rede de 26 Aldeias do Xisto espalhadas por 15 Municípios da Região Centro do País que tem como objetivos fundadores a melhoria da qualidade de vida das populações e a preservação da cultura e do ambiente – os principais valores que ainda hoje permanecem no ADN da marca. No fundo, “Aldeias do Xisto” constitui um projeto de desenvolvimento social e de promoção do território, que tem no turismo uma ferramenta, nas pessoas e nos agentes privados a sua matéria-prima, e no património cultural e natural as suas âncoras.

Mapa das aldeias

É em 2001, no âmbito da AIBT do Pinhal Interior, que o Programa das Aldeias do Xisto (PAX) é lançado com o contributo da Pinus Verde, através da implementação de atividades/metodologias relacionadas com a implementação de projetos concernentes ao desenvolvimento do “Plano de Desenvolvimento Sustentado das Aldeias do Xisto”, constituídos por parcerias público-privadas, entre os Municípios parceiros no território da AIBT-Pinhal Interior e os agentes privados. No âmbito deste projeto, a partilha de um desígnio comum e de uma ideia de território com futuro tem vindo a unir inúmeros agentes, institucionais e privados, desde Municípios e Regiões de Turismo, até unidades de alojamento, empresas de animação, restaurantes, artesãos e outros agentes individuais que comungam de uma mesma rede de afetos. As Aldeias do Xisto são hoje o reflexo de um território profundamente consciente do seu valor e daquilo que tem para oferecer: experiências únicas onde a descoberta nunca cessa.

Neste âmbito, a Associação lançou-se na promoção do território do xisto, tendo nas Aldeias a sua âncora e porta de entrada para a descoberta. Considerando o conjunto das 24 Aldeias do Xisto e o seu potencial em termos de aproveitamento turístico, estamos perante um património cultural, histórico e social que se assume como marca exclusiva do Pinhal Interior na Região Centro.

Em concreto, o Plano de Desenvolvimento Sustentado das Aldeias do Xisto é efetivado no terreno a partir de uma rede potenciadora de uma identidade de base regional que catapulta as potencialidades e características exclusivas da Região, criando um posicionamento que afirma a sua diferença no Mercado de Turismo. Desiderato este que só poderá ser alcançado a partir da concertação estratégica entre agentes públicos e privados, ou seja, entre Autarquias Locais, Empresas, Organizações da Economia Social e cidadãos, materializada numa efetiva parceria – a ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto).


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